A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) instituiu, em junho deste ano, a Comissão Temporária para Análise e Tratamento do Acervo Digital da Formação Profissional para o Portal de Conteúdo da Escola, com o objetivo de realizar os trabalhos de classificação, catalogação e indexação do acervo de áudio e vídeo da TV Enamat. A comissão foi criada com a finalidade de proporcionar ao público amplo e rápido acesso ao conteúdo do portal da Escola, que inclui conferências, seminários e outras atividades formativas desenvolvidas nos últimos dez anos pela escola. Integram a comissão os juízes do trabalho Homero Batista Mateus da Silva (coordenador), Roberta Correa Monteiro, Rodrigo Trindade de Souza, Paulo Fernando da Silva Santos e Danilo Gonçalves Gaspar e os servidores Ben Hur Lopes de Oliveira e Fernanda Paixão.
Os membros da Comissão sugeriram a adoção de um método de indexação por palavras-chave nas pesquisas pela internet, a fim de otimizar a busca do conteúdo pelos usuários. O resultado do trabalho será divulgado no “Seminário Ética e Magistratura”, organizado pela ENAMAT em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região e com a Escola Judicial da 10ª Região, nos dias 20 e 21/9/2018.
O novo canal da TV Enamat no YouTube será apresentado aos participantes do seminário pelo diretor da Enamat, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho. O canal, que antes disponibilizava apenas conteúdo institucional e entrevistas com especialistas, sofreu uma reformulação para priorizar a publicação de vídeos voltados para formação e aperfeiçoamento de magistrados, como videoaulas que já compõem o acervo digital da instituição e foram exclusivamente selecionadas pela comissão para serem disponibilizadas na plataforma de compartilhamento de vídeos mais utilizada da atualidade.