Terminou em acordo parcial a audiência de tentativa de conciliação entre Ministério Público do Trabalho (MPT) e Vale S.A, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), na 5ª Vara do Trabalho de Betim. A ação civil pública foi ajuizada pelo MPT devido ao rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho.
Entre os itens acordados estão o pagamento de despesas com funeral, translado de corpo e sepultamento de trabalhadores diretos e terceirizados, além de liberação do seguro de vida para dependentes desses empregados.
No entanto, MPT e Vale não chegaram a acordo em relação ao pagamento de indenização por danos morais e materiais, à garantia de emprego e à proibição de transferências de empregados próprios e terceirizados. Por isso, uma nova audiência foi designada para a próxima sexta-feira (22), às 10h. (veja a ata da audiência)
Até que aconteça o próximo encontro entre as partes, a Vale se comprometeu a garantir o emprego e a não transferir ou realocar nenhum empregado. A mineradora também prestará tratamento médico e psicológico a eles.
Fonte: TRT